terça-feira, 31 de março de 2009

Mídias sociais

Uma profissional de comunicação de uma grande empresa do setor de eletrônicos me mandou um e-mail perguntando se eu aconselhava o uso de mídias sociais como alternativa econômica de divulgação da marca em tempos de crise financeira.

Minha primeira reação foi: cuidado! Não acho que devemos ver as mídias sociais apenas como ferramentas de ampla abrangência e custo zero. Criar um blog, uma comunidade no Orkut ou em tantos outros sites de relacionamento pode não exigir um custo financeiro, mas exige dedicação humana.

Isso quer dizer que simplesmente criar essas ferramentas e não gerenciá-las corretamente pode fazer com o feitiço se volte contra a própria empresa. Acredito que antes de mais nada é preciso fazer uma pesquisa de opinião entre os usuários do produto para descobrir o nível de satisfação deles em relação à marca.

Esse levantamento é fundamental para dar início a um projeto de diálogo com o consumidor. Se eles estão satisfeitos, ótimo. Invista então em promoções exclusivas para os mais fiéis, lance concursos, enfim, interaja com eles. Já se a pesquisa descobrir que as pessoas não andam satisfeitas, é melhor mobilizar o SAC e até mesmo criar uma equipe apenas para atender as reclamações que chegam por estes canais.

O que quero dizer com tudo isso é que entrar na Web 2.0 achando apenas que é de graça é um erro enorme. Você não tem custo de veiculação, mas seu capital humano precisará ser mobilizado para tal função. O uso dessas ferramentas deve ser estratégico e não inconsequente.

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