sábado, 7 de março de 2009

A voz do povo

Acabo de ler uma reportagem na Revista Exame sobre uma nova estratégia de comunicação empresarial: os painéis de stakeholders. A matéria traz o case do Bradesco que organizou um evento para 100 pessoas entre clientes, funcionários, fornecedores e representantes de ONGs com o intuito de ouvir a opinião desses stakeholders sobre as ações sociais e ambientais do banco.

É interessante notar que temos duas orelhas e apenas uma boca, mas é inevitável falar mais do que ouvir. Inverter essa constante é uma atitude que exige acima de tudo coragem. É preciso estar maduro e preparado para tomar conhecimento de opiniões contrárias sem tomar uma posição de desavença.

Mais importante ainda que saber ouvir é dar as respostas esperadas a esses stakeholders. Segundo o banco, a estimativa é apresentar novas soluções aos questionamentos no próximo relatório de sustentabilidade da instituição. Sem dúvida, um exemplo a ser seguido por outras empresas.

Um comentário:

nelsontucci disse...

É fundamental o relacionamento com os stakeholders. Mais importante que a "palavra", entretanto, é o conhecimento de causa porque, afinal, comunicação NÃO É COISA PARA AMADORES. Definitivamente não !