sexta-feira, 6 de março de 2009

Comunicação em tempos de crise

Não adianta tentar fugir dos noticiários. Não se fala em outra coisa a não ser na crise financeira mundial. E, num cenário assombroso como esse, a comunicação mais uma vez aparece como fator de amenização. Em momentos assim chega a ser natural que as pessoas criem pânico. A incerteza do emprego transforma radicalmente o ambiente de trabalho. O medo se espalha e a produtividade cai.

Em situações desse tipo, nada melhor que um bom plano de comunicação interna. Adotar uma postura honesta, transparente é a única opção para evitar desgaste generalizado. Em vez de se afastar, os líderes precisam estar cada vez mais próximos dos funcionários, se dispondo a esclarecer dúvidas e amenizar anseios.

Inúmeras empresas têm apostado nisso. As maiores investem em programas de rádio e TV internos, jornais impressos, café com o presidente. Nas menores, uma simples conversa do gerente, um aperto de mão do proprietário já tem se mostrado eficiente. O que as pessoas querem é ser notadas. Ninguém gosta de ser apenas um número dentro de um conglomerado. Tratar cada pessoa como um ser humano único é o melhor jeito para enfrentar esse momento de forma menos dolorosa.

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