terça-feira, 10 de março de 2009

A fofoca no ambiente empresarial

Quem nunca foi vítima de uma fofoca empresarial, é bem possível que ainda seja... Falar demais (às vezes até sobre o que não se sabe) é algo inerente ao ser humano. E já que não dá para erradicar o problema, o jeito é tomar atitudes para que a famosa rádio peão não destrua os relacionamentos empresariais.

Está comprovado que a fofoca é muito mais forte e destrutível em lugares onde não há espaço para informações oficiais. Quando a comunicação não tem uma postura clara, definida, o caminho fica livre para que cada um diga o que bem quiser. E, quem conta um conto, sempre aumenta um ponto.

Vale destacar que a comunicação não deve ser unilateral, no sentido descendente. Ou seja, não é correto ter fontes oficiais de informação apenas de cima para baixo, da diretoria para os súditos. A comunicação deve ser plurilateral, passando de todos por (e para) todos. É preciso criar ambientes onde haja diálogo e troca de opiniões.

Veja abaixo um exemplo típico de uma empresa que não possui política de comunicação interna:

Um comentário:

nelsontucci disse...

A "rádio peão" não só pode comprometer o ambiente, desestimulando a produtividade e, assim, causando prejuízos inevitáveis ao empreendedor, como prejudica o trabalhador pela FALTA DE QUALIDADE.

Comunicação precisa ser tratada com responsabilidade e profissionalismo. Comunicação NÃO É COISA PARA AMADORES. Definitivamente não !