quinta-feira, 12 de março de 2009

A pirâmide invertida

Muita gente tem dificuldade em entender o estilo do texto jornalístico. Por isso, resolvi dar uma forcinha. Todo mundo se lembra da história da Chapeuzinho Vermelho, certo? Pois agora, vocês vão ver o que seria essa história contada nas páginas de um jornal...


Lobo devora idosa e ameaça criança

Caçadores conseguem salvar mulher de dentro da barriga do lobo


Um lobo mau invadiu a residência de uma senhora e a engoliu na Floresta da cidade nessa manhã. Por sorte, caçadores ouviram os gritos de desespero da neta de Vovó Zazá, chamada Chapeuzinho Vermelho, e atiraram contra o lobo. Ao cair ao chão, os caçadores fizeram um corte no abdômen do animal e retiram a senhora com vida de dentro dele.

A menina, que pegou a estrada do rio para levar alimentos para sua avó adoentada, acabou se distraindo e desviando do caminho. “Antes de sair de casa, eu disse à Chapeuzinho que tomasse cuidado porque ouvi rumores sobre a existência de um lobo mau na Floresta. Mas ela não me obedeceu”, lamenta a mãe da menina.

Ao abordar Chapeuzinho, o lobo mau se identificou como sendo o anjo da guarda da Floresta. Inocente, a criança acabou revelando o endereço de sua avó. Quando chegou lá, o lobo estava deitado na cama da senhora. A garota estranhou os olhos, nariz, mãos e boca inchados da suposta avó. Incomodado com a desconfiança, o lobo partiu para cima da menina que gritou por socorro. “Eu desconfiei que aquela não fosse a minha avó e corri para pedir ajuda”, lembra Chapeuzinho.

Vovó Zazá foi internada para fazer exames e passa bem. O lobo morreu.



Isso é o que os jornalistas chamam de pirâmide invertida, que é a inversão dos fatos a partir dos mais para os menos relevantes. Dessa forma, construímos o lide, que é o primeiro parágrafo de uma reportagem, onde estão contidas respostas como "quem, com quem, quando, onde e porque".

6 comentários:

Kaue disse...

Muito bom, uma história dos tempos de criança que pd ser usada como exemplo de inversão dos fatos.

Bjos. Fuxo!

nelsontucci disse...

Mais recentemente... alguém tb poderia dizer:

"Mas, cá p´ra nós, até onde pode-se acreditar na inocência de chapeuzinho vermelho? Será que ela não seduziu o pobre lobo, carente e solitário, com seu irresistível poder de sedução e agora pretende posar de vítima para faturar alto e mais tarde ser convidada para posar nua numa revista erótica da floresta ???

InformaMídia Comunicação disse...

Pior que hoje em dia é assim mesmo. As celebridades instantaneas... Infelizmente parece que tem gente torcendo para que algo aconteça em suas vidas ou na de pessoas próximas só para ter essa chance...

Lorenna Ramalho disse...

Mt interessante seu jeito de escrever. Bem didático tb. Estou gostando das leituras e dos assuntos.

InformaMídia Comunicação disse...

Muito obrigada, Lorenna. Sempre que quiser, mande suas sugestões de pauta para marilia@informamidia.com.br. Meu objetivo é fazer um blog com a participação de outros profissionais da área. Conto com o seu apoio também!

Thais Festa disse...

Muito bom!!
Estou no 1º semestre de jornalismo e estamos tendo uma pequena introdução sobre esse assunto.
Ficou bem esclarecedor.
Obrigada!

Thais Festa Figueiredo