sexta-feira, 6 de março de 2009

Gestão e comunicação

Uma das coisas que mais me chama a atenção nesse cenário de comunicação empresarial é o despreparo de muitos profissionais de gestão no que diz respeito à comunicação. Não estou falando exclusivamente de gestores com mais de 60 anos que encararam uma realidade bem diferente da atual, onde o estilo low profile era muito bem aceito. Estou falando de jovens recém-formados em Administração de Empresas, Economia e tantos outros cursos na área de gestão.

É incrível ver o quanto esses cursos de graduação enfocam nos lucros, resultados e muitas vezes acabam se esquecendo de pensar estrategicamente em medidas de médio e longo prazo. O bem estar do funcionário, o bom relacionamento com clientes e fornecedores, a atuação social da empresa com as comunidades, o relacionamento com a imprensa, enfim todos esses itens parecem nem ser notados por muitos deles.

Obviamente existe um problema cultural e educacional aí. Precisamos parar de pensar que comunicação é artigo de luxo, que é privilégio para grandes empresas e multinacionais. A comunicação bem feita, pensada, estratégica é um fator fundamental de sobrevivência em meio a mercados cada vez mais competitivos e globalizados. Ter o melhor produto não é mais suficiente para garantir faturamento. O consumidor, cada vez mais exigente e bem informado, quer sempre algo mais. E se não for bem atendido, não tiver suas expectativas plenamente atendidas, simplesmente não volta mais. Vale a pena repensar essa questão.

3 comentários:

Ch. Furlanetto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ch. Furlanetto disse...

É Marília, você sabe o quanto os jovens que estão por ai no mercado de trabalho vivem uma realidade que não é deles.
Difícil é, até mais gente mais velha como eu, conseguir dizer a um empresário ou direigente de uma empresa que ele pode ter a sua imagem ou do sua organização se projetando para o mundo.
Muitos, inclusive, não tem nenhuma relação com o computador, a internet ou a mídia em geral. Alguns se escondem com medo da exposição, do sequestro, da ameaça a suas famílias ou mesmo por ignorância.
Mas o novo profissional do jornalismo está ai para atualizar-se, primeiramente, e depois tentar mudar os paradigmas.
Cada a cada gestor pensar que utilizando-se da mídia poderá buscar ser visto e lembrado pelo seu cliente. Claro está que hoje as pessoas estão melhor esclarecidas e trocam de marca ou de produto com rapidez e facilidade.
A fidelidade deixou de ser o principal, mas a qualidade ainda é decisória e pesa na hora da escolha. Assim como empresas que mostrem aos seus consumidores que ela se preocupa com o meio ambiente ou que tem responsabilidade social.
Temos que caminhar muito para atingir a excelência no atendimento e na prestação de serviços.

InformaMídia Comunicação disse...

Sem dúvida, devagar e sempre. Muito já foi feito, mas não resta dúvida de que ainda há muito que se fazer.