sexta-feira, 27 de março de 2009

Evento como ferramenta estratégica de marca

Acabo de chegar da cobertura de um evento. Durante todo o dia fiquei conversando com expositores para saber qual foi o impacto da exposição para seus negócios. A resposta foi unânime: excelente! Muitos negócios fechados e outros tantos engatilhados.

Isso me fez analisar o quão estratégico são os eventos. Reunir gente de seu interesse, num lugar atraente para demonstrar o que você tem de melhor. Um luxo só. Podem reclamar dos custos (que realmente não são baixos), mas acho que no médio e longo prazo o resultado é certeiro se o evento for bem organizado.

Infelizmente em meio à crise financeira global, a área de eventos tem sido drasticamente atingida. Conversei com a diretora de comunicação externa da Embraer essa semana, Rosana Dias, e ela afirmou que o maior corte de investimentos e até de pessoal foi justamente nessa área.

Quando as coisas melhorarem e vocês tiverem que organizar um evento estratégico, tenho uma dica. A professora de RP, Ana Cristina Giacomo, me mandou um e-mail compartilhando suas experiências. Ela mantém o blog http://diplomaciacotidiana.wordpress.com/, que fala sobre etiqueta, cerimonial, protocolo e eventos. Antes de encarar esse desafio, vale a pena conferir as colocações dela.

2 comentários:

Unknown disse...

O site que sugeriu está desatualizado. O último texto foi postado em dezembro de 2008.

InformaMídia Comunicação disse...

Sim, Andrea. A Ana Cristina não posta com frequencia, mas o material que está lá é muito bom e, como esse não é um assunto que muda constantemente, acho que pode contribuir.