segunda-feira, 16 de março de 2009

O poder da persuasão

Todo mundo sabe que contra uma boa argumentação dificilmente há derrota. Saber usar as palavras certas, na hora certa, no tom exato são armas praticamente infalíveis. É o chamado poder de persuasão.

Quem nunca usou desses recursos para conseguir o que quer não sabe o que está perdendo. Persuadir é uma prática constante. Estamos frequentemente tentando convencer os outros de que nós estamos certos e que por isso, eles devem concordar conosco.

É óbvio que para tudo deve haver limite. Não se deve confundir persuasão com mentira, manipulação ou mesmo distorção. Persuadir quer dizer apenas argumentar, convencer.

E não conheço ninguém melhor nesse papel que o personagem Nick Naylor (Aaron Eckhart) do filme Obrigado por Fumar. Nick é um lobbista da indústria do tabaco e seu trabalho é convencer os outros de que fumar é legal, mesmo enquanto a mídia e a sociedade inteira estão contra o cigarro e todos os seus efeitos.

O filme é divertidíssimo, além de ser uma verdadeira aula de persuasão. Uma das frases mais célebres do personagem é "Argumente corretamente e nunca estará errado". E não é que ele tem razão?!

PS: Só para esclarecer, não sou fumante.

4 comentários:

Gisele Federicce disse...

Meu trabalho atual exige dessa "arte" de argumentação. A sociedade e a imprensa - que colabora muito com isso - possuem informações errôneas e superficiais sobre o uso, a importância e as supostas consequências dos agrotóxicos. Por isso, somos frequentemente metralhados. Muitas vezes, injustamente. Vejam mais: www.andef.com.br

InformaMídia Comunicação disse...

Tudo na vida tem um lado bom e outro ruim. Se algo fosse apenas ruim, com certeza não existiria. Para julgar, só mesmo reunindo o maior volume de informações possível. Coisa que dificilmente acontece...

++ Rodolfo Araújo ++ disse...

Olá, interessante o texto. É triste notar que sempre há pessoas que usam os princípios da persuasão para alguma finalidade maldosa.

Escrevi um pouco sobre influência e persuasão voltadas para o mal em http://rodolfo.typepad.com/no_posso_evitar/2009/03/influencia-e-persuasao-pelo-mestre-madoff.html

Espero que gostem!

Atenciosamente, Rodolfo.

Unknown disse...

Olá!

Este assunto me interessa de perto. Assim, pergunto a todos: alguém conhece alguma ferramenta de assessment que mensure o grau de influência e persuasão?
Grato por qualquer ajuda nesse sentido.
David Trigueiro
http://coachalfa.wordpress.com/