terça-feira, 24 de março de 2009

Cultura organizacional

Cultura é um termo bastante complexo. Poderia também ser chamada de comportamento comum, hábito de determinado grupo de pessoas. Cada sociedade e tribos têm suas culturas. E, obviamente, as empresas também.

Até aí, tudo normal. O problema é quando a cultura já está tão forte e enraizada que seja capaz de cegar as pessoas. Quando as coisas são feitas mecanicamente, sem que sejamos capazes de refletir sobre elas, sem analisar suas causas e efeitos.

Têm empresas onde a maioria só quer saber de obedecer, sem fazer a menor crítica sobre processos e procedimentos que já não funcionam mais. É a cultura do cego, surdo e mudo, onde não há espaços para interpretações e questionamentos.

Essa animação que coloco abaixo mostra um pouco dessa tendência em seguir rotinas sem avaliar a eficácia e importância delas. Até onde nossas empresas têm agido como esses macaquinhos?


2 comentários:

nelsontucci disse...

Por que as pessoas resistem à mudança? Essa é uma característica do ser humano e nem sempre é fácil lidar com pontos de resistência, particularmente quando existe a necessidade de se alterar processos e implementar novas metodologias. Daí a política de resultados ser muito bem vinda, pois enquanto as pessoas não entenderem "quanto é que isto vai mexer no meu bolso" estarão armadas. E a tarefa da comunicação não pode prescindir dessa argumentação.

InformaMídia Comunicação disse...

Sem dúvida, Nelson. Você me inspirou a falar de um outro assunto: mensuração. Vou postar sobre isso e levantar opiniões.