quarta-feira, 25 de março de 2009

Comunicação do Word para o Excel

Durante muito tempo os profissionais de comunicação ficaram limitados ao conforto da seguinte frase: "é impossível mensurar resultados em comunicação, trabalhamos com o intangível". Hoje não é bem assim. As ações de comunicação estão sendo cada vez mais monitoradas por indicadores numéricos que apontam o que funciona e o que não funciona. Enfim, estamos migrando dos extensos relatórios especulativos no Word para encarar a racionalidade das planilhas de Excel.

Um dos precursores desse caminho foi o professor da Harvard Business School e um dos autores do Balanced Scorecard (BSC), Robert Kaplan. Segundo ele, "o que não é medido, não pode ser gerenciado". E é justamente este o mérito do BSC, tornar o intangível, tangível.

O BSC tem sido cada vez mais utilizado para mensurar resultados em comunicação. Seu maior propósito é traduzir o planejamento estratégico em dados numéricos. Essa possibilidade de avaliar, analisar e medir é capaz de gerar mais conhecimento e principalmente credibilidade à área de comunicação. Quem sabe assim as pessoas deixem de vê-la como despesa e não como investimento, como deve ser.

3 comentários:

Kaue disse...

Parabéns meu amor... muito sucesso... Óh..já passaram mais de 410 pessoas... bjps te amo!

José Roberto krasucki disse...

Marília, parabéns pelo blog. O conteúdo é bem interessante.
Abraço,
José Roberto (josekrasucki.blogspot.com)

Gisele Federicce disse...

Algo que me frustrava em Assessoria de Imprensa era a mensuração de matérias que havíamos conseguido publicar na mídia em valores de anúncio. Uma coisa era clara pra mim, mesmo que ainda fosse uma estudante de jornalismo: "Reportagem não é anúncio". Como apresentar ao seu gerente que uma nota de 5 linhas no JT vale R$ 10 mil e uma matéria na primeira página do caderno Dinheiro da Folha de S.Paulo vale R$ 150 mil? É totalmente relativo. Isso, sim, possa ser intangível.