segunda-feira, 1 de junho de 2009

A má vontade nas assessorias de imprensa

Semana passada divulguei uma nota para a imprensa para que os jornalistas de redação também conhecessem o InformaBlog. Para minha surpresa, muitos retornaram com elogios sobre a iniciativa e com dicas sobre posts. A "sugestão de pauta" que mais me chamou a atenção foi a de uma jornalista (prefiro não identificá-la) da TV Record de São Paulo.

Indignada com a má vontade e a falta de profissionalismo nas assessorias de imprensa, a profissional reclama da demora no retorno e muitas vezes até da ausência do mesmo. Engana-se quem pensa que ela se refere a pequenas empresas e assessorias de pequeno porte. A falta de cooperação vem das grandes companhias e entidades de renome. O descaso é tanto que ela chega a implorar por um retorno, mesmo que ele seja negativo.

Outra reclamação é que quando ela liga nas assessorias para pedir mais informações, é orientada a ler o release pois todas as informações estão contidas ali. Segundo ela, as pessoas estão tão mal preparadas para atender a imprensa que nem percebem que o que ela deseja é uma entrevista com o responsável pela empresa para checar se o assunto realmente rende uma pauta para seu veículo ou não.

Para mim, pior que isso é quando o jornalista liga para a assessoria, explica tudo o que precisa e depois de longos minutos de conversa, o assessor simplesmente pede para que ele coloque tudo aquilo num e-mail para que só então a solicitação seja registrada e o atendimento se inicie.

Enfim, não é à toa que essa relação entre jornalistas e assessores seja tão turbulenta...

2 comentários:

Paula disse...

Nossa... rsrsrsrs... essa história de "me manda um e-mail" é a pior rsrsrsr. Gente, pelo amor, somos da área de comunicação, e pelo que sei, comunicação em todas as formas: verbais ou orais. POrque desvalorizar tanto a conversa e se fazer perder tanto tempo. Entendo a preocupação em ter os registros escritos, mas isso pode ser feito pelo próprio assessor no momento da resposta da solictação. Assim, se houver algum desentendimento será esclarecido...Agora, cá entre nós, também tenho que dizer que há muitos repórteres que, realmente, não se dão o trabalho de ler o release e ficam perguntando coisas que já estão lá! Bom senso é tudo

Flávia Romanelli disse...

Quando eu trabalhava em redação a gente chamava alguna de "atrapalhadores" de imprensa. Hoje como assessora sempre dou retorno, mesmo que negativo e me esforço ao máximo para ajudar o repórter.