Há tempos profissionais de comunicação empresarial discutiam sobre os motivos dos blogs corporativos não terem conquistado as companhias brasileiras como aconteceu nos Estados Unidos. Até então, o único blog corporativo de expressão no país era o da Tecnisa (já apresent

Entretanto, a grande polêmica gerada pelo blog é que a empresa passou a publicar trechos das entrevistas que eram concedidas à imprensa. A atitude gerou centenas de reclamações de grandes veículos. Os jornalistas acharam a ação antiética por furar os próprios veículos. Depois de muita discussão, a Petrobras decidiu publicar as entrevistas a partir das 0h, horário de fechamento dos veículos.
A questão merece um debate mais aprofundado. A comunidade jornalística e de comunicação empresarial deve sim debater as novas problemáticas éticas que surgem com o uso da tecnologia. Toda inovação precisa ser analisada e discutida para que suas regras surjam de uma maneira ética, responsável e principalmente democrática.
Polêmica à parte, a atitude de lançar um blog (em especial em meio a uma CPI) é louvável. Isso demonstra que as empresas não precisam mais ser reféns da imprensa. Todos sabemos que por mais imparcial que deve ser o jornalismo ele nunca deixa suas tendenciosidades de lado. Publicar as entrevistas no blog, dar a sua versão sobre seus fatos e dados é nada mais que dar à sociedade o direito de cruzar informações. É o fim da comunicação unilateral, onde a imprensa é quem dá as cartas e às empresas resta apenas solicitar o direito de resposta, erratas, etc. É a evolução e a democratização da palavra.
O endereço: http://petrobrasfatosedados.wordpress.com/. Como empresa pública, é seu direito e dever ficar à par dos acontecimentos.
Um comentário:
Olá Marília!!!
Estava sentindo falta de um comentário seu sobre o tão "polêmico" blog da Petrobras. Apesar de todas as críticas, por parte da imprensa sobre o blog, eu sou totalmente a favor pois assim o público têm conhecimento sobre as ações da estatal, sem precisar passar pelo "filtro" da imprensa.
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