terça-feira, 16 de junho de 2009

O blog da Petrobras

Se tem um assunto que está gerando polêmica nos últimos dias é o blog da Petrobras, intitulado de Fatos e Dados. A proposta é a de oferecer à população em geral todas as notícias e informações sobre os acontecimentos da empresa. Uma estratégia bastante ousada para quem está em meio a uma Comissão Parlamentar de Inquérito, a famosa CPI. O conteúdo é gerenciado pela agência CDN, contratada pela Petrobrás para dar vida ao novo canal de comunicação.

Há tempos profissionais de comunicação empresarial discutiam sobre os motivos dos blogs corporativos não terem conquistado as companhias brasileiras como aconteceu nos Estados Unidos. Até então, o único blog corporativo de expressão no país era o da Tecnisa (já apresentado pelo InformaBlog). Mas agora parece que a maior empresa brasileira se rendeu à tecnologia e abriu caminho para que muitas outras também trilhem pelas possibilidades oferecidas pela internet.

Entretanto, a grande polêmica gerada pelo blog é que a empresa passou a publicar trechos das entrevistas que eram concedidas à imprensa. A atitude gerou centenas de reclamações de grandes veículos. Os jornalistas acharam a ação antiética por furar os próprios veículos. Depois de muita discussão, a Petrobras decidiu publicar as entrevistas a partir das 0h, horário de fechamento dos veículos.

A questão merece um debate mais aprofundado. A comunidade jornalística e de comunicação empresarial deve sim debater as novas problemáticas éticas que surgem com o uso da tecnologia. Toda inovação precisa ser analisada e discutida para que suas regras surjam de uma maneira ética, responsável e principalmente democrática.

Polêmica à parte, a atitude de lançar um blog (em especial em meio a uma CPI) é louvável. Isso demonstra que as empresas não precisam mais ser reféns da imprensa. Todos sabemos que por mais imparcial que deve ser o jornalismo ele nunca deixa suas tendenciosidades de lado. Publicar as entrevistas no blog, dar a sua versão sobre seus fatos e dados é nada mais que dar à sociedade o direito de cruzar informações. É o fim da comunicação unilateral, onde a imprensa é quem dá as cartas e às empresas resta apenas solicitar o direito de resposta, erratas, etc. É a evolução e a democratização da palavra.

O endereço: http://petrobrasfatosedados.wordpress.com/. Como empresa pública, é seu direito e dever ficar à par dos acontecimentos.

Um comentário:

DivulgueCom disse...

Olá Marília!!!


Estava sentindo falta de um comentário seu sobre o tão "polêmico" blog da Petrobras. Apesar de todas as críticas, por parte da imprensa sobre o blog, eu sou totalmente a favor pois assim o público têm conhecimento sobre as ações da estatal, sem precisar passar pelo "filtro" da imprensa.