quarta-feira, 17 de junho de 2009

Ainda há chances para a Gazeta Mercantil?

No último dia 01 de junho vimos o fim de um dos jornais econômicos mais importantes do país. A Gazeta Mercantil, com mais de oito décadas de existência e 70 mil exemplares, deixou de circular. Problemas de gerenciamento que se arrastavam há anos acabaram culminando no fim da circulação do periódico. A estimativa é que suas dívidas trabalhistas ultrapassem a cifra dos 400 milhões de reais (segundo a edição 945 da Revista Exame).

Desde 2003, a Gazeta Mercantil estava sob o controle da CBM - Companhia Brasileira de Multimídia, do empresário Nelson Tanure. A empresa realizou mudanças administrativas e também na redação do jornal. Como se nega a arcar com as dívidas contraídas antes de sua gestão, a CBM devolveu o título para as mãos de Luiz Fernando Levy.

Levy diz que procura investidores para reeditar o periódico, mas que ele não estará entre os sócios. Segundo suas previsões, a Gazeta Mercantil deverá voltar a circular ainda este ano, em agosto.

Os funcionários receberam férias de 30 dias, renováveis por mais 30. A CBM anunciou que grande parte dos trabalhadores serão transferidos para outros títulos do grupo, que também gere a Editora Peixes e o Jornal do Brasil.

A nós, resta apenas a torcida para que a Gazeta Mercantil se recupere e volte a circular. Além de garantir emprego para muitos jornalistas, sua volta significará o pluralismo no jornalismo econômico, atualmente exercido apenas por seu principal concorrente, o Valor Econômico.

Nenhum comentário: