segunda-feira, 8 de junho de 2009

Gestão de crise no voo 447

Toda vez que uma grande tragédia é anunciada, penso logo nos assessores de imprensa que terão de ralar dia e noite para conter os efeitos da crise sobre a imagem da companhia. Isso é o que estamos acompanhando desde segunda-feira passada, quando um avião da Air France que saiu do Rio de Janeiro com destino a Paris, simplesmente não chegou ao seu destino.

A empresa tem trabalhado duramente, sempre respeitando os governos brasileiro e frânces, já que esse é um problema envolvendo múltiplas nacionalidades. Lidar com as legislações de cada um deles em meio a uma série de famílias desesperadas por informações sobre seus entes queridos não é nada fácil. Mas a Air France tem demonstrado habilidade e competência para isso.

Essa tragédia só vem a reforçar o que sabemos sobre gerencimento de crise: as pessoas em primeiro lugar. É óbvio que é importantíssimo esclarecer as causas do acidente, mas mais que isso, é preciso amenizar a dor das famílias dando a elas pelo menos a chance de sepultarem seus entes (embora seja praticamente impossível localizar todos os corpos).

A seriedade nas buscas, as condolências e a transparência nas informações (embora estejam bastante desencontradas em especial pela dificuldade da operação) são primordiais. Se esses itens forem bem trabalhados, sem dúvida as marcas não serão tão negativas.

Nenhum comentário: