quarta-feira, 27 de maio de 2009

A memória em meio a rotatividade de funcionários

Aquela velha história de trabalhar 20, 30 anos numa mesma empresa já não faz mais parte dos planos das gerações atuais. A rotatividade no mercado de trabalho está cada vez mais acelerada. Hoje o profissional está numa empresa, com acesso a todas as informações estratégicas da instituição, e no dia seguinte vai trabalhar na concorrência.

Esse vaivém desperta para cuidados na gestão das informações. Assim como pode levar informações importantes para os concorrentes, os profissionais que migram entre diversas instituições acabam levando consigo algumas informações que deveriam ter sido compartilhadas com seus grupos de trabalho (o mesmo acontece quando se aposentam). É por isso que toda vez que se perde um profissional materializa-se uma perda que vai muito além do talento, mas chega ao âmbito das informações que foram acumuladas ao longo do trabalho.

Como não dá para evitar esses processos migratórios, a empresa vê-se obrigada a implantar sistemas para gerenciamento de informações. E isso tem muito a ver com a preservação da memória empresarial. Cada empresa precisa buscar maneiras para preservar suas informações e memória. Nesse sentido, os departamentos voltados à informática e tecnologia podem ajudar. Desenvolver softwares para preservar e gerir as informações corretamente de acordo com as necessidades empresariais é vital para o gerenciamento da empresa num médio e longo prazo.
Como diz o Doutor em Comunicação Wilson Bueno, "o valor da informação aumenta quando há uma combinação de informações". Eis os benefícios de uma correta gestão de informações estratégicas.

Nenhum comentário: