segunda-feira, 4 de maio de 2009

A dura relação entre jornalistas e assessores

Logo na minha primeira experiência na área de comunicação - como estagiária de uma assessoria de imprensa - notei o quanto a relação entre jornalistas de redação e assessores de imprensa era complicada. A sensação que tinha era a de que os próprios assessores se sentiam inferiores aos que estavam nas redações. Ficou subentendido para mim que assessorias de imprensa era lugar de jornalistas infelizes com a profissão.

Felizmente, ao contrário da maioria, eu me sentia muito feliz ali. Entretanto, ao longo dos lugares por onde passei vi muitos repórteres e editores maltratando assessores, muitos assessores se humilhando para incluir seus clientes em reportagens, clientes pressionando assessores para entrarem nos melhores veículos ou até mesmo ameaçando cortes de contratato (e cumprindo as ameaças) caso o assessor não suspendesse uma entrevista mal dada. Enfim, um trabalho sem estratégia e muitas vezes sem escrúpulos.

Para minha sorte, encontrei muita gente boa e competente nessa área que me fizeram entender o ofício da assessoria de imprensa em sua verdadeira face. Como um trabalho realmente estratégico, que fortalece a marca e a relação com os stakeholderes - e não mais como uma briga sem limites por espaços editoriais. Hoje posso dizer que meu trabalho como assessora de imprensa é relevante para a mídia, para a sociedade e para meus clientes. E mais, sou assessora porque escolhi isso para a minha carreira e não porque não tive oportunidades na redação.

Caso você, leitor, ainda não tenha entendido a relevância do trabalho do assessor de imprensa e está infeliz com sua profissão, tenho uma sugestão. Procure trabalhar em busca de resultados concretos e verdadeiros e não por um clipping cada vez mais maior. Venda para o seu cliente um serviço de fortalecimento de imagem e não a inserção no veículo x ou y. Mostre que seu trabalho pode e deve ir muito além de números astronômicos na centimetragem. Prove que a assessoria de imprensa pode ser muito mais que tudo isso.

2 comentários:

Johnny Nastri disse...

Olá, Marilia.

Linkei seu blog lá no meu. Estou ansioso pra nossa entrevista de quarta-feira.

Topa fazer troca de links? O meu é:
www.vitrinedasideias.com.

Valeu!

Thais Lima disse...

Super bacana esse texto Marília. Repórteres, editores, clientes e assessores deveriam ler para entender o que de fato é a assessoria de imprensa, pois o que vemos em nosso meio é exatamente isso que vc escreveu.
Um beijo.