sexta-feira, 3 de abril de 2009

Você recomendaria o BBB?

Acabo de ver uma apresentação de slides, daquelas que nossos amigos nos encaminham por e-mail, que me chamou bastante a atenção. O assunto: mídia e consumo. Como sabem, escrevi um livro sobre a relação das pessoas com o dinheiro, "Você Sabe Lidar com o Seu Dinheiro? Da infância à velhice", e essa questão sempre esteve entre os meus assuntos prediletos.

Os slides falam do quanto somos manipulados e instigados a consumir cada vez mais. Compramos porque se não fizermos isso simplesmente não existiremos para a sociedade do consumo. No entanto, a parte que mais me inquietou foi quando o autor propõe um boicote aos patrocinadores do Big Brother Brasil. Nada de Doriana, Guaraná Antartica, Sabão Ariel, Fiat ou HSBC.

Foi inevitável me perguntar: se eu trabalhasse para alguma dessas empresas indicaria esse tipo de programa para meu cliente patrocinar? Tenho que confessar que é tentador ver sua marca sendo consumida em pleno horário nobre global, mas dormiremos tranquilos ao saber que estamos sustentando toda aquela baixaria?

Confesso também que gosto da idéia de um reality show. Acho interessante analisar como pessoas diferentes, vindas de lugares distantes conseguem conviver três meses debaixo de grande pressão. É caso de dissertação de mestrado para qualquer psicólogo.

Para mim, o problema começa quando se descobre que o que dá ibope é a baixaria. Quando as edições privilegiam as trocas de roupa, as posições indiscretas, as brigas, e, evidentemente, os romances que ficam sempre melhores se acontecerem debaixo dos edredons...

E aí, será que é mesmo estratégico aliar sua marca a tudo isso? Entendo que vivemos numa sociedade alienada, onde programas educativos praticamente nem pontuam no ibope porque são exibidos em horários nada adequados. Mas vamos contribuir para que tudo continue como está?

Só a título de curiosidade, o BBB9 é o que tem rendido menor audiência, mas sua arrecadação tem sido recorde... Será que de alguma forma não somos responsáveis por isso?

2 comentários:

Anônimo disse...

Talvez a idéia de que a marca seria vinculada com o BBB é um pouco pesada demais. Os patrocinadores investem com o intuito de fazer visível sua marca, e não de vincular ela com o programa. O patrocínio em si é feito para ser visto, não espelhado. Isso no caso do BBB. Eu, particularmente, gostaria de ver o nome da minha empresa num programa de alta audiência sim, seria vantajoso para a visibilidade da empresa. Sobre a banalização do programa, é totalmente comum, o programa apenas "espelha" um pouco de como é de fato a vida das pessoas, talvez por isso que faz tanto sucesso.

By Kátia disse...

Marilia, eu não colocaria "minha marca" em nenhum programa que não tivesse um comprometimento maior com a sociedade.Se visibilidade fosse parâmetro para sucesso de vendas, Paris Hilton seria muito cotada para dar "visibilidade" a gdes marcas. O BBB é uma caixa de surpresas e do nada, seu merchan pode se voltar contra vc, com algum comentário malicioso de alguém usando o seu produto. Enfim, se a publicidade não se comprometer não somente com a visibilidade do seu produto e os resultados das suas vendas, acabará por traçar o fim de uma empresa. Empresa séria, pensa na responsabilidade que tem diante da sociedade de um modo ou de outro. Bjs querida, voltarei outras vezes!