quarta-feira, 22 de abril de 2009

Por que tantos querem ser jornalistas?

O Comunique-se traz hoje um texto impecável de Ricardo Kotsho sobre a febre dos cursos de jornalismo. Desde que prestei vestibular, em 2002, este já era um dos cursos mais disputados, sendo que na USP só perdia para medicina. Sete anos depois parece que nada mudou. Uma multidão de jovens está vendo nessa carreira a solução para todos os seus problemas.

Como Kotsho bem colocou, parece que o que motiva esses estudantes hoje não é mais o idealismo e a vontade de mudar o mundo como tínhamos antigamente. Atualmente, o que seduz na profissão do momento é a chance de aparecer na TV Globo ou ter um texto publicado em veículos de grande circulação. Enfim, os tão sonhados 15 minutos de fama.

No entanto, o que preocupa é a qualidade da formação desses profissionais e principalmente, haverá emprego para toda essa gente? E outra, por que tantos estão procurando os cursos de jornalismo se estamos vendo a diminuição dos jornais impressos e até mesmo a não obrigatoriedade do diploma?

Quem tiver interesse nesse assunto, procure esse texto no Comunique-se. Vale muito a pena ler. http://www.comunique-se.com.br/

Nenhum comentário: