segunda-feira, 6 de abril de 2009

Blogs corporativos

Fui convidada para dar uma entrevista em um canal fechado hoje de manhã sobre blogs. Embora o InformaBlog ainda não seja nenhum fenômeno da internet, sua importância já rendeu o convite. Entre os diversos assuntos pelos quais o apresentador e eu passamos, falamos sobre os blogs corporativos.

Nos EUA isso já virou febre, mas no Brasil a ferramenta parece atrair poucas empresas. Não saberia dizer exatamente porque, mas acho que nossos executivos não se sentem à vontade para exporem suas agendas empresariais na internet. Uma pena.

Vejo os blogs corporativos como uma ferramenta de grande valia em especial no que tange a diminuição de barreiras e distâncias físicas ou sociais. Por exemplo, um presidente de uma multinacional não tem tempo para ouvir os funcionários das linhas de produção pessoalmente. Já se ele reservasse um tempo para postar num blog e ler comentários poderia conhecer melhor seus funcionários. O mesmo poderia acontecer com consumidores, fornecedores, etc.

Em suma, os blogs poderiam ocupar o lugar das velhas caixas de sugestão ou dos burocráticos Serviços de Atendimento ao Consumidor, o SAC. E o mais facinante, permitindo que a comunicação seja plurilateral, onde todos se comunicam com os todos.

No Brasil, um dos únicos blogs corporativos é o da Tecnisa. Vale a pena dar uma olhada - http://www.blogtecnisa.com.br/.

3 comentários:

Unknown disse...

Legal Marília!!

Uma pessoa bacana que poderia entrevistar sobre o assunto é a Carol Terra.

Acho que esse assunto dá pano pra manga!!!

Bjs,
Backer

Anônimo disse...

Não só o blog, mas um bom site atualizado com frenquencia e bem simples faz com que a empresa fique melhor destacada na internet. O futuro está ligado diretamente à informação tecnológica, e usar isso a favor da empresa é fundamental!
O veículo de comunicação mais barato e útil é a internet, aquele que souber usar com sapiência, com certeza colherá bons frutos.

Parabéns pelo blg!

Maíra Palha disse...

A Nasajon Sistemas, empresa carioca que desenvolve e comercializa software de gestão empresarial, também adotou o blog como ferramenta de comunicação com seus stakeholders. Sou funcionária da empresa e responsável pela atualização do blog. Posso dizer que a ferramenta tem sido muito importante no relacionamento com cliente. Quem quiser conhecer pode acessar www.nasajon.com.br/blog

Abraços, Maíra.