quinta-feira, 2 de abril de 2009

Jornalista ou RP?

No Brasil é cada vez mais comum ver jornalistas atuando em assessorias de imprensa. Eu mesma sou um exemplo disso. De acordo com os sindicatos de jornalistas de todas as partes do Brasil, mais de 60% desses profissionais atuam em comunicação corporativa.

Fico imaginando o que os relações públicas devem pensar disso. Será que na visão deles complementamos ou apenas roubamos seus postos de trabalho? Bem, como era de se esperar, fico com a primeira opção.

Acho a formação do RP bárbara, mas tenho a sensação de que o jornalista é um pouco mais bem preparado para o texto, seja em releases ou mídias institucionais impressas ou online. Por outro lado, ao contrário do relações públicas, o jornalista tem pouco ou quase nada de formação em relacionamentos e estratégias empresariais. Pelo menos comigo foi assim.

Resumindo, sinto que podia ter aprendido um pouco mais de RP e os RPs um pouco mais de jornalismo. Essa carência estou diminuindo com a leitura de diversos livros sobre relações públicas e, obviamente, com a pós em comunicação empresarial.

Vocês acham que um dos dois perfis é melhor ou eles devem mesmo se completar, cada um suprindo suas deficiências curriculares?

8 comentários:

Gabi disse...

Olá, parabéns pelo blog, é muito legal e construrivo!!
Sou estudante de publicidade e em todos os termos e aspectos concordo com você na parte em que diz que um realmente pode complementar o outro e ainda acho que o meu curso também entra nessa complementação!!Podemos até ter "mais"concorrentes mesmo de outros cursos, mas no fundo a concorrência posta nos dará mais sede de aprender e sair na frente!!

Unknown disse...

Eu acho realmente que devemos nos completar. Sou estudante de jornalismo e faço muitoo do que um RP faria, e sinto falta de ter alguém de RP trabalhando comigo, mas não acho que deveria aprender as duas funções, já que duas cabeças funcionam melhor que uma, não é mesmo?!

Deborah Huff disse...

Nossa Má, esta questão vem me intrigando e não é de hoje. Fiz um freela numa agencia grande esta semana e percebi o quanto o RP e o jornalista se complementam. Aliás, os dois profissionais, em mtos casos, fazem a mesma função. Joguei esta questão para duas funcionárias e elas me disseram que o jornalista é melhor em texto e criação de pauta. Já o RP lida melhor com os clientes e tem mais bagagem em termos de estratégia.
Eu via com maus olhos o jornalista em assessoria. Hoje já vejo que este entrosamento é essencial, principalmente em época de crise, quando falta emprego para todos. Imagine se o jornalista estivesse restrito às redações? Nossa profissão já sofre com a falta de vagas e este cenário só pioraria a situação.
Viva as assessorias de imprensa! hahaha

Anônimo disse...

Que eu saiba para assinar release tem que ser jornalista e ter Mtb. Acho que o jornalista enxerga melhor o que é notícia e pode mostrar ao cliente o que rende pauta e o que não. Para isso é essencial que tenha trabalhado também na imprensa e entenda a dinâmica dos veículos de comunicação. Acredito que uma espcialização em marketing resolva essa lacuna na formação dos jornalistas, mas também já era hora das faculdades enxergarem que é necessário uma disciplina específica para assessoria de imprensa.

Carol Terra disse...

Olá. Acredito que a guerra civil entre os comunicadores deva acabar de uma vez por todas. Cada um com a sua formação deve contribuir para um fim comum. Abraços, Carol Terra (http://rpalavreando.blogspot.com)

Amanda Cotrim disse...

Legal seu blog (é minha primeira vez aqui...uiiii) rs Brincaderinhas..

Bem, eu acho que RP e jornalista poderiam sim se complementarem, porem se fosse para eleger uma das profissoes, elegeria o RP. Caso o mesmo não tenha intimidade com as palavras escritas, sinto muito, mas dependerá dele se dedicar. Afinal, saber escrever é básico, ainda mais escrever nesse meio empresarial.
Mas, como disse, eu ACHO, e achismos não são tão relevantes!
Obrigada

InformaMídia Comunicação disse...

Viva o debate. Muito obrigada pelas contribuições de todos e por estarem gostando o InformaBlog. Espero que possamos manter a qualidade do conteúdo e do público frequentador desse espaço! A evolução da comunicação depende de nós.

Unknown disse...

Olá Marilia,sou estudante de Jornalismo 1º Semestre.Estou fazendo um trabalho que relaciona as duas profissões.A questão é:

RP e Jornalismo: tendências,pontos de confluência.

Socorro!Se possível,faça um comentário sobre este assunto.
Obrigada!

Crislaine