terça-feira, 27 de outubro de 2009

A formação profissional do comunicador

Tenho estudado cada dia mais sobre comunicação empresarial e tudo tem me levado à seguinte constatação: os melhores comunicadores empresariais são justamente aqueles que não se dedicam apenas à comunicação.

Isso mesmo. Enquanto uns falam no fim do curso de jornalismo, tenho visto extamente o contrário. Jornalistas diplomados complementando sua formação com cursos nas áreas de relações públicas, sustentabilidade, gerenciamento de crise, estratégias mercadológicas, gestão de negócios e pásmem: matemática e estatística!

Tudo isso porque a comunicação vai muito, mas muito além do chamado "jornalzinho" interno e da divulgação de releases. A comunicação tem mexido efetivamente nas estratégias do negócio. O profissional que se limitar a apenas uma graduação será facilmente engolido pelas feras que não param de se especializar.

Engana-se quem pensa que ter um bom texto é garantia de emprego. Para manter-se na comunicação empresarial é preciso uma formação interdisciplinar. Saber muito sobre determinada área já não vale mais de nada. O negócio é saber de tudo um pouco e, de preferência, muito de alguma coisa em especial.

Quem pensa que anos de experiência garantem conhecimento suficiente está totalmente enganado. Tenho visto cada vez mais quarentões, cinquentões e até sessentões colocando um caderno de baixo do braço e encarando as duras cadeiras das universidades. Se há um caminho, este só pode ser o da educação.

4 comentários:

Unknown disse...

Diante do seu ponto de vista, considero que saber de tudo um pouco é um requisito importante,mas não é o essencial. Não está claro quando você posta a necessidade de ser bom em uma única coisa e coloca a necessidade de ser bom em tudo. Afinal, para vc o que é mais importante?

InformaMídia Comunicação disse...

Angel, aí é que está. Não há como definir algo que seja mais importante. É necessário saber de tudo um pouco e, além disso, ter uma área de conhecimentos profundos, onde você seja realmente um especialista. Saber de tudo um pouco é necessário para ter visão do todo, mas também não podemos ser superficiais. Em algo temos que nos aprofundar.

Veja o meu caso. Estou terminando uma pós graduação em comunicação empresarial. Sei um pouco de cultura organizacional, recursos humanos, comunicação interna, mercadológica, lobby, marketing(esportivo, social e ambiental) e relações públicas. Entretanto, sou jornalista, especialista em assessoria de imprensa e conteúdo.

Deu para entender?

Unknown disse...

O profissional de relações públicas tem formação para atuar na comunicação empresarial. E já com conhecimentos de planejamento, gestao de crise, assessoria de imprensa, organização de eventos, responsabilidade social, ele precisa se especializar no ramo que atua ou que pretende atuar: meio ambiente, agronegócios, esportes, cultura, setor público e etc. Como já dizia Gandhi: o que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano.

RCEM disse...

Muito interessante suas colocações, observo isso todos os dias no mercado e discuto com minha equipe. O profissional que visa exelência no mercado não está nem aí para quem quer ser jornalista sem faculdade, ele se preocupa é em alcançar os comunicadores que têm especialização, mestrado ou que estão sempre fazendo cursos. Sou sempre taxativo em relação a esse tema. "Não se preocupem com isso que o próprio mercado o fará.