quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Comunicação olímpica

Alguns são contra, outros a favor. O fato é que, gostando ou não gostando, a Olímpiada 2016 será sim no Brasil. Como costumo adotar uma postura democrática para quase tudo em minha vida, veja o lado positivo e o negativo deste fato.

Primeiramente, seria infinitamente melhor usar os 29 bilhões de reais em infra-estrutura, saúde, saneamento básico e principalmente educação, do que construir estádios monumentais para mostrar ao mundo não o que somos, mas o que gostaríamos de ser. Realidade falsa e muito distante do cotidiano duro da grande maioria dos quase 180 milhões de brasileiros.

Por outro lado, durante pouco mais de 30 dias os olhos do mundo estarão voltados ao nosso país. Serão os nossos 15 segundos de fama. Uma oportunidade rara e única em toda a América Latina. O que vamos fazer com este curto tempo é o que vai nos fazer ver se o investimento realmente terá valido a pena.

Independentemente da decisão política, ficou evidente que além de motivos fortes, como nunca ter sediado uma Olimpíada, a comunicação foi um fator determinante para a vitória. E neste ponto as equipes envolvidas se superaram. A candidatura foi perfeita. Os vídeos encantadores. Toda a campanha de comunicação, chefiada pela Textual, foi impecável. Parabéns aos integrantes do grupo e sorte para os próximos sete anos de trabalho!

Nenhum comentário: