quarta-feira, 14 de outubro de 2009

As disparidades na comunicação

Como sabem, estou desenvolvendo um artigo científico sobre mensuração de resultados em comunicação, com foco especial para assessoria de imprensa. Ontem dei início às entrevistas com as dez maiores agências de comunicação do Brasil com o objetivo de descobrir qual é a importância que elas dão ao tema e como procedem na hora de compilar e avaliar seus resultados.

O que noto desde já é que há uma grande disparidade entre os clientes. Empresas que estão preocupadíssimas com sua imagem, com o valor da reputação e da comunicação. Por outro lado, instituições que mal sabem a importância e o impacto da comunicação em seus negócios. Empresas que não exploram o potencial da comunicação em favor de seu planejamento estratégico.

Enquanto umas desenvolvem ferramentas inovadoras, criam softwares moderníssimos para monitorar o que andam dizendo delas por aí nas redes sociais, outras não se dão nem ao trabalho de contratar uma clipadora para captar os principais veículos de comunicação do país.

E vale salientar que não estamos falando de empresas pequenas que não dispõe de 700, 800 reais para contratar tal serviço. Estamos falando das gigantes, das milionárias que não investem em seus processos comunicacionais não porque não podem, mas porque simplesmente desconhecem ou ignoram o poder da comunicação.

Eis o cenário atual da comunicação empresarial. Um mundo de disparidades.

2 comentários:

Ocappuccino.com disse...

Mas será mesmo que 'desconhecem ou ignoram o poder da comunicação' ou se consideram tão boas que a auto-confiança se torna prepotência e não permita que avaliem suas proprias ações?

MATEUS

InformaMídia Comunicação disse...

Acho que há um misto de todas essas coisas. Algumas desconhecem, outras ignoram e há ainda aquelas que se julgam acima do bem e do mal. O fato é que, como comunicadores, devemos combater todos esses empecilhos para realizarmos uma comunicação realmente verdadeira e estratégica.