terça-feira, 8 de setembro de 2009

As 10 melhores em jornalismo no Sudeste

O Portal Imprensa divulgou à pouco a relação das melhores faculdades de jornalismo da região Sudeste. Foram utilizados critérios como titulação e experiência profissional do corpo docente, infraestrutura e experiência laboratorial, projeto pedagógico e presença no mercado de trabalho.

Jornalistas freelancers foram contratados para visitar as faculdades e entrevistar os coordenadores de curso. Eles avaliaram as condições físicas, o currículo das disciplinas e os projetos de jornal laboratório. As informações foram incluídas em um banco de dados, utilizado como referência para ponderar e avaliar os critérios definidos por uma comissão de profissionais das áreas de jornalismo impresso, televisão, rádio, webjornalismo, assessoria de imprensa e do movimento sindical.

Além dos aspectos acadêmicos, o estudo valoriza projetos que tenham o reconhecimento do mercado de trabalho e as atribuições agregadas ao profissional de jornalismo, bem como os novos postos de trabalho, o domínio das várias plataformas e das tecnologias digitais.

O resultado:
01 Faculdade Casper Líbero, FCL (São Paulo, SP)
02 Universidade de São Paulo, USP (São Paulo, SP)
03 Pontifícia Univ. Católica de Campinas, PUC-Campinas (Campinas, SP)
04 Pontifícia Univ. Católica de São Paulo, PUC-SP (São Paulo, SP)
05 Pontifícia Univ. Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio (Rio de Janeiro, RJ)
06 Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo, SP)
07 Pontifícia Univ. Católica de Minas Gerais - PUC-MG (Belo Horizonte, MG)
08 Universidade Metodista de São Paulo - Umesp (S.Bernardo do Campo, SP)
09 Instituto Superior de Ciências Aplicadas - ISCA (Limeira, SP)
10 Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH (Belo Horizonte, MG)

2 comentários:

Comunicação em Rede disse...

Marília, eu fui uma das jornalistas freelancer que trabalhei para formar este guia. No meu caso, fui responsável pela pesquisas sobre os cursos de jornalismo na Região Metropolitana do Recife/PE. São sete faculdades que oferecem o curso de jornalismo no total.

O que mais me chamou atenção durante a minha pesquisa, foi que mesmo com este objetivo, o de mostrar os melhores cursos de jornalismo e o que consequentemente beneficiaria as faculdades, muitas recusaram-se a me passar as informações porque "não fazia parte da política" fornecer os dados, outra eu não consegui entrar em contato com o responsável pelo o curso porque "ele nunca estava na sala". E eu não estou falando de perguntas sobre as estratégias da faculdade, mas sim de perguntas simples como: "Quantos alunos de jornalismoa faculdade possui?".

E é aí onde eu me pergunto: onde está a liberdade da informação? Estar em um guia do curso do Portal Imprensa, em si já é um destaque. E o que está pensando o coordenador do curso de jornalismo ao negar a imprensa?

Não sei se esta pergunta terá uma resposta algum dia.

Abraços,
Karol

InformaMídia Comunicação disse...

Pois é, nem os reitores das universidades parecem conhecer o valor da comunicação... Lamentável. Temos um longo e árduo caminho a seguir...