sexta-feira, 17 de julho de 2009

Twitando...

Já há algum tempo tenho refletido sobre o Twitter, a nova febre da internet. A ferramenta logo fez sucesso e conquistou importantes adeptos. Muitas empresas estão vendo nele a opção ideal para permancerem junto a seus públicos.

O número de usuários está cada dia maior e a rede tem se mostrado mesmo muito eficaz. Cada um segue e é seguido por quem bem entender. Usá-lo como aliado no trabalho, informativo, passatempo ou inutilidade é direito de cada um.

Pensando pelo lado da comunicação empresarial, vejo que se bem usada, essa pode ser a ferramenta ideal para dialogar com os stakeholders sem que seja por meio das famosas e destestáveis malas diretas ou pelos e-mail marketing.

Entretanto, particularmente, só indicaria o Twitter para um cliente se ele tivesse alto poder de geração de conteúdo. Estar lá, só por estar, não adianta. Melhor não entrar que simplesmente ser um perfil esquecido por lá.

9 comentários:

Karol Britto disse...

Resisti até onde pude para não abrir uma conta no Twitter. Tudo em vão. Esta semana recebi a notícia de que para realizar um trabalho como jornalista voluntária online eu precisaria de um perfil. E após conhecer um pouco da ferramenta, vi que realmente ela pode ser uma aliada das grandes empresas.

Pesquisando um pouco mais, descobri que a Dell faz vários usos do Twitter, inclusive lança promoções exclusivas apenas para seus seguidores. Como resultado, mais de 800 mil pessoas seguem o @DellOutlet e é claro contaremos um maior faturamento.

Ps: Marília, eu achei super legal que você pôs um pequeno banner da campanha a favor da origatoriedade do diploma e copiei pra colocar no mue blog também. Se você não se incomodar, claro.

Abraços,
Karol

nelsontucci disse...

twitter, blog pessoal, blog corporativo, msn, facebook, email, sites, jornais, revistas, livros, rádio e tv...

Algum ser humano tem tempo pra metade disso no dia ? Respeito profundamente as mulheres, que entre tantas outras capacidades fazem várias coisas ao mesmo tempo (e como fazem !), mas dá pra acompanhar tudo, em TEMPO REAL ? Eu penso que é preciso, cada vez mais, escolher exatamente o que se precisa e se propor a fazer aquilo do que se é capaz de dar conta.

Sobre o "TWITTER CORPORATIVO", subscrevo a opinião da minha dileta amiga Marília.

InformaMídia Comunicação disse...

Karol, fique à vontade para usar o banner no seu blog. Aliás, todos nós devemos estar comprometidos com esta causa.

Interessante a informação sobre a Dell. Certamente esta ferramenta fará uma verdadeira revolução no modo como as empresas se relacionam com os seus clientes.

Entretanto, concordo absolutamente com o Nelson quando coloca o fator tempo em questão. Eu também resisti ao Twitter (e a inda não o uso com tanta frequência) justamente por isso.

Mas, no caso das empresas que optam por adotar qualquer tipo de ferramenta da web 2.0 é indispensável que seu uso seja bem planejamento e bem executado. Caso contrário, o tiro pode sair pela culatra...

Anônimo disse...

Conversando com uma amiga que não tem perfil no Twitter, eu a incentivava a abrir uma conta, mas ai ela respondeu: "Isso não é para mim. Twitter é para quem tem o quê falar".
Certíssima ela. Ter perfil por ter perfil não vale para nada, nem para o profissional, nem para as organizações. Tem que ter o quê falar.
(@emanuelaribeiro)

Karol Britto disse...

Sem dúvida o Nelson está certo.. Na verdade eu sei de uma grande empresa que abriu o perfil no Twitter e não aguentou o tranco. Pediu pra sair, como disse Wagner Moura em Tropa de Elite.

Eu não me recordo o nome, tentei procurar na net e não achei. Mas vu perguntar a uma amiga e trago essa informação pra vocês.

Não sei se o motivo foi falta de tempo, mas com certeza o insucesso foi a falta de planejamento para fazer o perfil funcionar. Acabou que as pessoas ficaram sem o retorno da empresa em muitas postagens.

Criar uma conta em uma rede social com o objetivo de interagir com clientes e os potenciais, não é pra qualquer negócio.

Abraços,
Karol

Unknown disse...

Fez o filho, tem que alimentar. A Emanuela levantou outra questão importatíssima. Tem que ter o que falar. É por isso que eu só indicaria o Twitter a um cliente que tivesse grande poder de geração de conteúdo. E um conteúdo últi, é óbvio.

nelsontucci disse...

TER O QUE FALAR é a essência da comunicação corporativa. Acho que estamos no entendendo...

Ah, se quiserem palpitar sobre "O LIXO DOS INGLESES" e a "Nacionaidade de Deus", por favor, entrem no www.nelsontucci.blogspot.com

beijos às meninas

InformaMídia Comunicação disse...

Vejam o que acabo de ler: O Twitter está se consagrando como um grande astro da mídia. Isso porque as suas aparições em telejornais, talk shows, reportagens em jornais e revistas já somam US$ 48 milhões em espaço ocupado nos últimos 30 dias nos Estados Unidos.

A rede social recebeu 2,75 bilhões de citações, com a televisão respondendo por 57% do valor total de mídia ocupado, 37% para jornais e 5% para revistas. Quem gerou valor de mídia para o Twitter nos Estados Unidos foi a Fox News, à frente de CNN.

Fonte: Meio & Mensagem

InformaMídia Comunicação disse...

Vejam o que acabo de ler: O Twitter está se consagrando como um grande astro da mídia. Isso porque as suas aparições em telejornais, talk shows, reportagens em jornais e revistas já somam US$ 48 milhões em espaço ocupado nos últimos 30 dias nos Estados Unidos.

A rede social recebeu 2,75 bilhões de citações, com a televisão respondendo por 57% do valor total de mídia ocupado, 37% para jornais e 5% para revistas. Quem gerou valor de mídia para o Twitter nos Estados Unidos foi a Fox News, à frente de CNN.

Fonte: Meio & Mensagem