segunda-feira, 6 de julho de 2009

Fragilidade no caso Dilma Rousseff

Mais uma polêmica gira em torno do jornalismo. Agora a bola da vez é a fragilidade do documento publicado pela Folha de S. Paulo em 05 de abril deste ano. O Jornal trouxe com destaque a suposta ficha criminal da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, que entre outras bárbaries apresenta um plano para sequestrar Delfim Neto.

Mais que depressa, a ministra tratou de desmentir o documento apontando inclusive incongruência entre datas. Alguns jornalistas levantaram suspeita sobre a veracidade do documento e em 25 de abril a própria Folha de S. Paulo afirmou que não tem como garantir a legitimidade da ficha.

Ontem o ombudsman da Folha de São Paulo, Carlos Eduardo Lins da Silva, criticou a posição do jornal e defendeu a quebra do sigilo da fonte. “Se a Folha quer mesmo esclarecer o assunto, é simples: deve identificar a fonte que lhe enviou eletronicamente a ficha (assim, o público avaliará sua credibilidade) e instá-la a fornecer o documento original para exame de peritos isentos e pagos pelo jornal”, colocou. Dilma já fez isso. Contratou dois laudos técnicos que apontaram "manipulações tipográficas" e "fabricação digital".

Mais uma vez a imprensa assume a desconfortável posição de imatura e irresponsável. Criar polêmica a todo custo pode até vender mais exemplares no curto prazo, mas jamais contribuirá para a permanência de um veículo e muito menos para a importância social do jornalismo.

Se quiser amenizar essa vergonha, o mínimo que a Folha deve fazer é seguir os conselhos de seu ombusdman.

Fonte de imagem: Comunique-se.

4 comentários:

Flávia Romanelli disse...

Mas será que vai servir para consertar o estrago na trajetória da ministr ae futura candidata a presidência? duvido...

InformaMídia Comunicação disse...

Concordo com você, Flávia. Esse episódio não vai servir para nada, a não ser para fragilizar ainda mais a imagem da imprensa no Brasil...

Karol Britto disse...

Sinceramente eu não sei mais o que pode fragilizar a imagem do PT. O governo Lula foi autor dos mais graves escândalos da política e a popularidade do presidente continua em alta. Também acredito que esta história, como tantas outras, cairá no esquecimento da população brasileira.

InformaMídia Comunicação disse...

Concordo plenamente, Karol. O PT parece mesmo imbatível. Tanto que todos fazem o que fazem, dizem o que dizem e a culpa ainda recai sobre a imprensa, que anda divulgando atos secretos... Nada de impressionar num país onde o próprio presidente afirma ser um pizzaiolo...