segunda-feira, 27 de julho de 2009

Mensuração de resultados em comunicação

Outro dia fui a uma festa e um dos convidados quis saber mais sobre o meu trabalho. Com muita calma, expliquei bem o que é uma assessoria de comunicação, como é o relacionamento com a imprensa, o desenvolvimento de canais via web 2.0 e todas as outras coisas que nós, profissionais da área, sabemos de cor, mas que os leigos desconhecem totalmente.

Ele ficou fascinado com as minhas explicações e demonstrou muito interesse pelo assunto. Diante de tanta surpresa e admiração, exclamou: "Nossa, que fantástico! Mas como você faz para mensurar isso? É tudo tão intangível...".

Ele tem razão. Não foi à toa que escolhi justamente este tema para o meu artigo científico de conclusão do curso de pós-graduação em comunicação empresarial. Sabemos que só o clipping, como conhecemos hoje, não é mais suficiente.

Por este motivo, quero propor a vocês que comecemos a debater sobre as metodologias de mensuração de resultados em comunicação empresarial. Gostaria que compartilhassem suas experiências, indicassem livros e outros materiais que possam me ajudar nessa nova saga. Posso contar com vocês?

2 comentários:

InformaMídia Comunicação disse...

A Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) e a PR Newswire realizam no dia 06/08 o debate “Avaliação e mensuração de resultados em comunicação corporativa”, com a palestra do professor James Grunig, da Universidade de Maryland.

O evento será aberto por Ciro Dias dos Reis, presidente da Abracom. Em seguida Andrew Greenless, diretor de assuntos institucionais da associação e vice-presidente da Companhia de Notícias (CDN), relata sua participação no júri de PR do Festival de Cannes.

O encontro gratuito será realizado em São Paulo, no Hotel Caesar Business Paulista, das 08h30 às 11h. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: contato@abracom.org.br ou pelo telefone (11) 3079-6839, com Ana Maria Pereira.

Fonte: Comunique-se

nelsontucci disse...

O valor intangível de marcas, por exemplo, já é mensurável. E contabilizado. A comunicação caminha neste mesmo sentido. Não se trata de tarefa simples, mas é deliciosamente desafiadora. A Universidade de Navarra, na Espanha, estuda isso.