quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Mensuração na prática

Ontem foi o dia da entrega do artigo final da pós. Como havia dito anteriormente, meu objetivo era pesquisar as metodologias de mensuração de resultados em assessoria de imprensa adotadas pelas dez maiores agências de comunicação do Brasil.

Li vários artigos científicos sobre o tema e saí a campo para entrevistar os responsáveis pela área nessas dez agências. Ali encontrei minha primeira barreira. Apenas cinco toparam participar da pesquisa. Uma agência alegou sigilo das informações e outra reestruturação da área. As outras três nem se quer retornaram.

Fiz aplicação de um questionário com perguntas de escala, múltipla escolha e abertas. Os resultados foram muito parecidos em todas as agências participantes. O fato é que está lançada uma verdadeira corrida pela mensuração da comunicação.

Muitas empresas estão partindo para o exterior, a fim de estudar as metodologias adotas lá para importá-las, adaptando-as para a realidade brasileira. Também fica claro que a necessidade de mensuração é cada vez maior, tanto por uma demanda do cliente quanto da própria agência.

Entretanto, a obtenção de metodologias eficazes ainda é a maior dificuldade. O alto custo também inviabiliza a prática em muitos casos. Há também um conflito ético quanto à questão das próprias assessorias de imprensa realizarem a mensuração. Afinal, as metodologias avaliam o trabalho do assessor.

Enfim, o trabalho ficou bem interessante e complexo. Quem tiver interesse no documento, deixe um recado aqui com e-mail, que envio para vocês.

7 comentários:

Ocappuccino.com disse...

Oi. Tenho interesse em ler.

Manda p o email contato@ocappuccino.com por favor.

MATEUS

InformaMídia Comunicação disse...

Enviado!

Deborah Huff disse...

Oi Má, td bem? dei uma passadinha para visitar ocê...que legal esta sua pesquisa hein! fiquei interessada em ler. Manda para mim?
deborahhmh@yahoo.com.br
E vc, como está? mande notícias!recebeu minha msg de aniversário pelo cel?
bjks
Deborah

InformaMídia Comunicação disse...

Enviado!

Denise Marques disse...

Também tenho muito interesse em conhecer este trabalho.
Meu e-mail é denisevmarques@gmail.com
Grata,
Denise

Poliane Brandão disse...

Olá, eu tenho interesse sim. Estou fazendo uma pesquisa sobre o assunto e todo material que eu tiver acesso, melhor será.

Meu e-mail é polianebrandaobh@gmail.com

Muito obrigada!

Abraços.

Poliane.

espertinha!! disse...

Olá! Estou sempre lendo o que posta aqui, agora vou acompanhar! Ficarei interessada no trabalho que fez. Pode me enviar? Anote o email: chinima@gmail.com