quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

O que esperar em 2010?

Mais um ano chegando ao fim. Impossível não fazer um balanço da comunicação empresarial no Brasil ao longo dos útimos meses. Alguns progressos, como o fim da Lei de Imprensa, e outros retrocessos, como a não-obrigatoriedade do diploma de jornalismo. Enfim, 2009 foi um ano marcante.

Gosto de analisar o passado, mas mantenho sempre meus dois pés no futuro. O que passou fica como base, mas o que realmente importa é o que virá pela frente. E o que esperar de 2010? Certamente um ano cheio de emoções e grandes oportunidades.

Execelente para os amantes do esporte e da política. Os apaixonados por essas duas áreas certamente terão muito o que fazer. Além de ser ano de Copa do Mundo, o Brasil evidentemente estará com um olho na Áfria e outro aqui, pensando e preparando a Copa de 2014 e as Olímpiadas de 2016. Um prato cheio para quem quer se especializar em marketing esportivo.

Já os que acreditam que a política pode ser algo sério e honesto, eis que será lançada a campanha presidencial. Um momento super oportuno para aprendemos a fazer lobby com seriedade e respeito à sociedade. Colocar as empresas em contato com o governo nunca foi pecado, o problema é maneira como isso vem sendo feito.

De modo geral, o mercado continuará competitivo. A cada ano chegarão novos colegas recém-formados e até os que preferiram pular a parte da formação acadêmica. As coisas não serão fáceis. Exigirão cada vez mais de nós. Estamos finalmente conquistando nosso lugar ao sol e precisamos saber exatamente o que fazer com essa posição privilegiada para simplesmente não metermos nossos pés pelas mãos. Sempre haverá espaço para os profissionais que se dedicarem. Estejamos preparados. E que venha 2010!

Nenhum comentário: