Quem nunca usou desses recursos para conseguir o que quer não sabe o que es
tá perdendo. Persuadir é uma prática constante. Estamos frequentemente tentando convencer os outros de que nós estamos certos e que por isso, eles devem concordar conosco.É óbvio que para tudo deve haver limite. Não se deve confundir persuasão com mentira, manipulação ou mesmo distorção. Persuadir quer dizer apenas argumentar, convencer.
E não conheço ninguém melhor nesse papel que o personagem Nick Naylor (Aaron Eckhart) do filme Obrigado por Fumar. Nick é um lobbista da indústria do tabaco e seu trabalho é convencer os outros de que fumar é legal, mesmo enquanto a mídia e a sociedade inteira estão contra o cigarro e todos os seus efeitos.
O filme é divertidíssimo, além de ser uma verdadeira aula de persuasão. Uma das frases mais célebres do personagem é "Argumente corretamente e nunca estará errado". E não é que ele tem razão?!
PS: Só para esclarecer, não sou fumante.
4 comentários:
Meu trabalho atual exige dessa "arte" de argumentação. A sociedade e a imprensa - que colabora muito com isso - possuem informações errôneas e superficiais sobre o uso, a importância e as supostas consequências dos agrotóxicos. Por isso, somos frequentemente metralhados. Muitas vezes, injustamente. Vejam mais: www.andef.com.br
Tudo na vida tem um lado bom e outro ruim. Se algo fosse apenas ruim, com certeza não existiria. Para julgar, só mesmo reunindo o maior volume de informações possível. Coisa que dificilmente acontece...
Olá, interessante o texto. É triste notar que sempre há pessoas que usam os princípios da persuasão para alguma finalidade maldosa.
Escrevi um pouco sobre influência e persuasão voltadas para o mal em http://rodolfo.typepad.com/no_posso_evitar/2009/03/influencia-e-persuasao-pelo-mestre-madoff.html
Espero que gostem!
Atenciosamente, Rodolfo.
Olá!
Este assunto me interessa de perto. Assim, pergunto a todos: alguém conhece alguma ferramenta de assessment que mensure o grau de influência e persuasão?
Grato por qualquer ajuda nesse sentido.
David Trigueiro
http://coachalfa.wordpress.com/
Postar um comentário