quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Depois do Twitter, o Woofer

O Twitter pode já estar virando coisa do passado. Isso mesmo. Acaba de ser lançado o Woofer, sistema de macroblogs com posts de no mínimo 1400 caracteres.

A página é igualzinha a do Twitter e chega fazendo pressão com o pioneiro. Seu lançamento está sendo marcado pelo slogan "quando 140 caracteres não são suficientes", referindo-se diretamente à limitação imposta pelo Twitter.

Seu símbolo é um cachorro azul correndo atrás do já famoso pássaro do Twitter e o significado do nome Woofer é "late mais alto".

O Woofer é gerido pela empresa Join the Company, que diz ser especializada em websites de entretenimento. Até o momento o site registra quase 7000 usuários. Resta saber se vamos ter tanto o que falar...

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Globo x Record

Nos últimos dias temos assistido aos telejornais das duas maiores redes de televisão aberta completamente atônitos. O jornalismo sério e ético deu lugar a um denuncismo barato e vergonhoso.

A retomada dos escândalos contra Edir Macedo fizeram com que Rede Globo, exibisse reportagens enormes em horário nobre, sendo exibidas exaustivamente em todos os telejornais do canal.

Como se não bastasse o vexame das denúncias, a Record decidiu comprar a briga e exibiu ontem um programa especial de ataques contra a Rede Globo. Quase uma hora e meia de reportagens que tentavam desmascarar o esquema de favorecimentos da emissora com as autoridades públicas.

Com isso, as duas emissoras assumem que ambas têm seus podres, mas estão dispostas a manter silêncio. Quando tudo corre bem, ninguém fala do outro. Ao menor sinal de incômodo, as armas misteriosamente saem das gavetas e a baixaria entra em ação.

Enquanto isso, o Senado vive dias de tranquilidade. Os meios de comunicação estão se engalfinhando entre si e fazendo de suas picuinhas as únicas notícias desse país. Certamente para eles não haveria momento mais oportuno para a montagem desse picadeiro. O duro é que nesse circo os palhaços somos nós.

Leia artigo completo em www.informamidia.com.br.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

A prima pobre da comunicação

Todos os comunicadores sabem que a prima pobre da comunicação é a interna, quase sempre esquecida pelos empresários e muitas vezes pelos próprios comunicadores. Entretanto, felizmente tenho notado uma progressiva melhora.

Praticamente todos os órgãos de comunicação empresarial têm estimulado os profissionais com cursos, reportagens e artigos sobre o tema. Esse movimento têm feito com que as empresas tenham mais atenção com esta importante faceta da comunicação.

Um dos maiores atributos desse investimento é a significativa melhora do ambiente empresarial. Empresas que dispõe de ferramentas de comunicação interna geralmente possuem funcionários mais felizes e produtivos.

Convido quem tiver interesse sobre esse assunto a ler o meu artigo "Quem conta um conto, aumenta um ponto. A fofoca no ambiente empresarial" que está disponível no site da InformaMídia - http://www.informamidia.com.br/. O texto traz uma breve reflexão sobre as causas e como evitar a tão terrível rádio peão. Confira!

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Mais uma vez, os Sarney...

O desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Dácio Vieira, proibiu o jornal O Estado de S. Paulo de veicular informações sobre a operação "Boi Barrica", da Polícia Federal. De acordo com a decisão, proferida na última sexta-feira, dia 31, o Estadão será punido em R$ 150 mil por cada notícia referente ao investigado Fernando Sarney.

A operação, iniciada em 2007, investiga possível caixa dois na campanha de Roseana Sarney nas eleições ao governo do Maranhão, em 2006. Uma investigação realizada pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) detectou movimentação atípica de R$ 3,5 milhões realizados por empresas da família na véspera do pleito.

Várias instituições de imprensa e de direito, como a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Associação Nacional dos Jornais (ANJ) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) condenaram a medida que fere a liberdade de imprensa.

Assim fica fácil, jornalista não precisa de diploma e quando fizer qualquer coisa que possa prejudicar os políticos e sua corja, pedem proibição na Justiça. Palhaçada!